domingo, 28 de novembro de 2010

Discursos

Discursos, discursos, discursos...

   Bom, o tópico de hoje será sobre alguns dos tipos de discurso relacionados com o tema do blog, a comunicação na vida humana. Os dois tipos de discurso que irei citar são: o Discurso Informativo e o Discurso Persuasivo.

 O discurso informativo consiste em ampliar o conhecimento e compreensão do receptor (ou receptores). Este tipo de discurso dá um grande valor ao conteúdo da mensagem em si, visando desta forma um maior envolvimento da audiência com o objetivo principal da mensagem, instigando o seu interesse e suas capacidades de compreender e de recordarem-se da informação passada.

 Já o discurso persuasivo consiste em alterar comportamentos, atitudes ou crenças do público em questão. Este tipo de discurso ocorre de forma gradual, necessitando assim de argumentos válidos que construam ou "destruam" certas opiniões do público-alvo. No discurso persuasivo, há uma interação maior do locutor com sua audiência, já que não é possível influenciar opiniões sem que se interaja com outras pessoas.

   Estes dois tipos de discurso relacionam-se com a comunicação humana em diversas situações, já que na maioria do tempo ora estamos tentando informar ora estamos tentando persuadir. 

   Alguns casos nos quais se observa o uso do discurso informativo são, por exemplo, o caso deste blog. Um dos principais objetivos deste blog sobre Comunicação e Vida, se não for o principal, é trazer um pouco mais de informações sobre a comunicação do nosso dia-a-dia. Os autores deste blog visam também instigar os seus leitores a buscar um pouco mais sobre os assuntos que discutimos, através de vídeos e reportagens, além de nossas próprias opiniões a respeito do tema.

   E alguns dos casos nos quais se observa o uso do discurso persuasivo são propagandas de televisão, palestras sobre algum tema controverso, conversas entre amigos nas quais um tenta convencer o outro a mudar de atitude.

Mas devo chamar a atenção sobre a realidade desses dois tipos de discurso. Na prática, nenhum discurso é totalmente persuasivo, assim como nenhum discurso é completamente informativo. Esses tipos de discurso interagem na medida em que nós, enquanto comunicadores, construímos nosso diálogo entre outros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário