Comunicar é torna-se comum, fazer com que uma idéia seja compreendida por outras pessoas. Uma mesma informação assume sentidos diferentes de acordo com a percepção do receptor.
Em um ambiente de trabalho é comum a geração de um grande fluxo de informações e estas nem sempre são transmitidas de forma coerente e eficaz entre os funcionários. Falhas no processo de comunicação organizacional impacta diretamente no desenvolvimento dos colaboradores e na produtividade podendo ocasionar transtornos.
Quando uma organização não se comunica bem os problemas são sempre constantes, estes podem ser evitados quando se levam em consideração os aspectos culturais, o nível social e o contexto dos envolvidos.
O que a grande maioria dos gestores esquece é que a mensagem precisa ser clara, objetiva e nos meios adequados para que chegue aos subordinados sem ruídos e distorções. Outro fator importante é realizar o feedback para constatar que o funcionário entendeu aquilo que lhe foi passado evitando assim o retrabalho.
O texto abaixo ilustra bem os conflitos que podem ser ocasionados por uma falha na comunicação dentro do ambiente de trabalho.
DE: DIRETOR DO RH
PARA: DIRETORES DE TODAS AS ÁREAS
REF. O COMETA COMMODORE
Na próxima sexta-feira, por volta das 17h, o cometa Commodore estará presente nesta área. Trata-se de um evento que ocorre a cada 73 anos. Assim, por favor, é importante que reúnam os funcionários no pátio da nossa indústria, todos usando capacetes de segurança, quando explicarei o fenômeno a eles. Se estiver chovendo não poderemos ver o raro espetáculo a olho nú, sendo assim todos deverão se dirigir ao refeitório principal onde será exibido um filme documentário sobre o Cometa Commodore.
DE: DIRETOR DE ÁREA
PARA: SECRETARIA
Por ordem do Diretor de RH, na sexta-feira às 17h, o cometa Commodore vai aparecer sobre a nossa indústria. Se chover, por favor, reúna os funcionários, todos com capacete de segurança e os encaminhe ao restaurante principal, onde o raro fenômeno terá lugar, o que acontece a cada 73 anos a olho nú.
DE: SECRETARIA
PARA: GERENTE
A convite de nosso querido Diretor de RH, o cientista Commodore, 73 anos, vai aparecer nu no restaurante principal da nossa indústria, usando capacete, pois vai ser apresentado o filme sobre o problema da chuva na segurança. O Diretor levará a demonstração para o pátio da indústria.
DE: GERENTE
PARA: SUPERVISOR
Na sexta-feira, às 17h o Diretor de RH, pela primeira vez em 73 anos, vai aparecer no restaurante principal da empresa, para filmar o Commodore nú, o cientista famoso e sua equipe. Todo mundo deve estar lá e de capacete pois vai ser apresentado um show sobre segurança na chuva. O Diretor levará a banda para o pátio da indústria.
DE: SUPERVISOR
PARA: CHEFE DE SETOR
Todo mundo nu, sem exceção, deve estar com segurança no pátio da indústria na próxima sexta-feira, às 17h, pois o manda-chuva (Diretor de RH) e o Sr. Commodore, guitarrista famoso, estarão lá para mostrar o raro filme "Dançando na Chuva". Caso comece a chover mesmo é para ir para o restaurante principal de capacete na mesma hora. O Show será lá. O que ocorre a cada 73 anos.
DE: CHEFE DE SETOR
PARA: TODOS OS FUNCIONÁRIOS
Na sexta-feira o chefe da Diretoria de RH vai fazer 73 anos e liberou geral para a festa às 17h no restaurante principal. Vai estar lá, pago pelo manda-chuva, Commodore e seus cometas, todo mundo deve estar nú e de capacete porque a banda é muito louca e o rock vai rolar solto até no pátio, mesmo com chuva.
Reflita nesse texto e com certeza vai se lembrar de alguma situação já aconteceu no seu ambiente de trabalho.
Fonte: http://www.dicasprofissionais.com.br/editorial2.asp?id=59
Nenhum comentário:
Postar um comentário