segunda-feira, 27 de setembro de 2010

Educação

A comunicação tem várias funções, dentre elas abordarei a de mostrar o quanto somos educados. Quem nunca foi chamado de mal educado ao passar por alguém ou ou chegar em um ambiente e não dar bom dia, boa tarde ou boa noite?

Nós estamos tão acostumados com a correria do dia-a-dia que muitas vezes não enxergamos as pessoas que estão a nossa volta, principalmente se essa pessoa desenvolve uma atividade dita de pouca importância . Por exemplo, o cobrador e o motorista de ônibus tornam-se meros figurantes, o garí torna-se aquela figura de quem desviamos os olhos para que ele não venha sequer a nos perguntar as horas.

Os exemplos citados acima, nada mais são do que o desevolvimento da nossa capacidade de nos comunicar, ou a falta dela. Isso pode influenciar diretamente em nossas vidas, mesmo que não venhamos a perceber facilmente. Imagine-se em um dia chuvoso, você está na rua dirigindo seu carro e, de repente, o pneu fura, ou coisa pior acontece, um assalto talvez. subitamente ocorre o inesperado: uma dessas pessoas, das quais fazemos questão de não "enxergar", é quem nos estende a mão e nos oferece ajuda.

Este fato nos remete a repensar nossas atitudes. Ser mais educados e fazermos bom uso de mais uma das ferramentas da comunicação, que seriam as boas maneiras, para que possamos viver melhor e dar a devida importância ao ser humano independentemente de sua posição social.

Nenhum comentário:

Postar um comentário