Comunicação é Vida?
Comunicação: É o "processo de seres humanos respondendo ao comportamento simbólico de outras pessoas." (Addler e Rodman, 2003, p.02)
Vida: É a "atividade interna substancial, por meio da qual atua o ser onde ela existe; estado de atividade imanente (inseparável) dos seres organizados." (Dicionário Brasileiro da Língua Portuguesa, Enciclopédia Britannica do Brasil, 2000)
Acima apresentam-se alguns possíveis significados do que seriam a Comunicação e a Vida. É realmente fácil encontrar estes e outros significados para essas duas palavras em dicionários, pela internet, etc. O questionamento deste post não se trata de seus significados isolados. E sim, sobre sua relação. Afinal, Comunicação é vida?
Na minha opinião, talvez Comunicação não represente a Vida em todo seu conjunto. Entretanto, comunicação é uma parte muito significante na vida, especialmente para os seres humanos. Nós somos comunicação. Não existe ser humano que não se expresse verbal ou não-verbalmente com seus semelhantes. A forma como nos vestimos, as expressões de nossos rostos, nosso tom de voz: Tudo transmite alguma mensagem ou pensamento.
A comunicação está tão presente em nossas vidas que algumas vezes nem nos damos conta. Imaginemos um mundo onde não existisse comunicação verbal e não-verbal. Certamente seria muito mais díficil estabelecer vínculos com outros seres, ou talvez impossível, nunca saberemos. O que quero dizer é que se comunicação não é vida, pelo menos é grande parte dela.
Enfim, mesmo que denotativamente, Comunicação não signifique Vida, não quer dizer que eles não estão relacionados. Para os seres humanos, Comunicação é vida porque é através dela que podemos interagir socialmente e viver de forma plena.
Nenhum comentário:
Postar um comentário